Imprensa‎ > ‎SCAINews‎ > ‎Fev2014‎ > ‎

Big Data para executivos - O que todo executivo deve saber antes de iniciar projetos de Big Data

Big Data para executivos

O que todo executivo deve saber antes de iniciar projetos de Big Data

(por Daniel Schnaider)

Uma das terminologias “na moda” nesses tempos de hoje é a de Big Data. Big Data se refere à capacidade de capturar, tratar, armazenar, buscar, compartilhar, transferir, analisar e visualizar grandes quantidades de dados. Esse tema é considerado pelas consultorias, empresas de pesquisa, tecnologia, universidades, governos e ONG como “a promessa”, a mais nova revolução. De fato, o uso de dados é hoje essencial na descoberta de curas para doenças, neutralização de ameças de terrorismo, para a oferta de produtos e serviços personalizados na internet, celular, bancos e seguradoras, como também é fundamental para os “carros-robôs” - que são aqueles que não precisam de motorista -, estudos sobre o funcionamento do universo, entre muitas outras aplicações.


Infelizmente, a maior parte dos projetos de big data vão fracassar. É por força deste artigo que gostaria de alertar os executivos sobre as principais razões que levam projetos de Big Data ao insucesso, com o intuito de possibilitar que eles tomem atitudes corretivas evitando o desperdício do investimento e gerando resultados significativos para a corporação.


Processo

Supomos que sua empresa venda serviços ou produtos a crédito (onde a entrega do serviço ou produto é realizada antes do pagamento total). Neste caso, existe o risco de crédito, que ocorre caso seu cliente não consiga cumprir suas obrigações de pagamento. O uso de Big Data pode ser usado para mitigar os riscos de crédito. O processo incluiria fases como conseguir os dados de risco de inadimplência do bureau de crédito, extrair dados do sistema de empresa com histórico de transações de todos os clientes, normalizar os dados e enviar para análise, entregar resultado para tomadores de decisão ou comitê de crédito.


Entretanto, a maior parte das empresas não pré define processo algum. Geralmente tem-se a análise dos dados e a entrega dos dados para os executivos. Inúmeras etapas são cortadas, sem que o executivo tenha a noção do impacto no resultado final.


O fracasso dos projetos de Big Data é visto por muitos como algo natural, já que os setores da economia como o de indústrias, financeiros, comércios, saúde, energia, construção, entre outros, não tem o conhecimento de gestão de projetos de Big Data, afinal, este não é seu “core business”. Pelo sucesso de sua carreira e de sua empresa, comece o projeto de Big Data pelo planejamento minucioso do processo com todas suas fases e tenha ao menos um profissional que conheça o processo de ponta a ponta.



Comunicação

Se você não conhece terminologias como “Support Vector Machine”, “KNN”, “Neural Networks” e “Convex Optimization” você esta no time da maior parte dos executivos Brasileiros. Já especialistas em Big Data se sentem confortáveis com esses termos, mas não sabem se comunicar com executivos em sua língua “materna” - a da Economia.


Executivos entendem o que é investimento, receita, retorno sobre investimento, lucro, risco etc. Como esses dois tipos de profissionais vão de fato se comunicar?  Veja que o processo de projetos de Big Data, inclui profissionais especialistas em matemática e estatística, análise de dados, programadores, economistas, gestores, vendedores etc. São profissionais com culturas distintas, que usam vocabulários específicos de seus domínios. O desafio da comunicação é significativo a ponto que em nossos projetos, muitas vezes brincamos dizendo que somos os “tradutores”.


Cada indivíduo no processo usa somente as informações que conseguiu entender (ou que acha que entendeu), muitas vezes tirando a oportunidade (extraída dos dados) de seu contexto, passando diretrizes equivocadas para o próximo profissional da corrente.


Tenha no projeto ao menos um profissional interno ou externo que saiba e conheça as diferentes linguagens e especificidades de cada domínio para que possa “traduzir” aos outros e entender o que “realmente esta acontecendo”.  


Resumo

Para o sucesso de seu projeto de Big Data é essencial pré-definir e planejar o processo desde a aquisição dos dados até a o monitoramento continuo dos resultados (o uso dos dados para aumentar receita, reduzir custos e mitigar riscos), como também é essencial criar os mecanismos de comunicação entre os profissionais envolvidos no projeto.


Big Data vai transformar os mercados. Empresas líderes que não souberem usar Big Data estarão ameaçadas. Já empresas que desconhecemos vão superar todas as expectativas. Não deixe esta oportunidade escapar, apenas saiba como fazer!


daniel.schnaider@scaigroup.com



Comments