Imprensa‎ > ‎SCAINews‎ > ‎Mar2016‎ > ‎

Para que server recursos humanos por Marilene Arabia Latorre

Para que serve recursos humanos




Afinal para que serve Recursos Humanos? Essa é uma pergunta que muitas vezes já ouvi de áreas de negócios, sobre a função e os serviços de RH. Se não está claro para que serve o RH, temos um grande problema! Além de ser a área que processa todos os direitos legais dos funcionários (benefícios, salários, férias, rescisões de contrato, etc.), também é a parceira do gestor para implementar as mudanças de negócios, que impactam os funcionários da empresa.


Fornece conhecimento sobre ferramentas de gestão de pessoas e de desenvolvimento das equipes. Com esses recursos o gestor pode obter o melhor desempenho possível, de cada funcionário. Poderíamos dizer que a atuação de RH é simples, mas tratando-se do tema pessoas nada é simples! Afinal o relacionamento é a linha mestra da atuação de RH. Seja o relacionamento Gestor – Funcionário, Gestor – RH e vice-versa, temos muitas variáveis que podem ajudar ou dificultar o desenvolvimento da equipe e da empresa.


O fator relacionamento também vem sofrendo alterações significativas na sociedade e consequentemente nas organizações. A forma como nos relacionamos está mudando, a sociedade está em evolução deixando uma era industrial (poder da organização, tempo muito estável, ações centralizadas) e caminhando para uma era do conhecimento (o indivíduo tem o poder, ação é descentralizada e tudo ocorre em tempo real, em redes!).


Todos nós estamos em processo de adaptação a essas mudanças, inclusive as organizações, seus gestores, suas equipes e também o RH! Gostaria de citar algumas variáveis que geralmente ajudam nesse contexto: ter um líder aberto ao diálogo sobre desenvolvimento das pessoas de sua equipe e sobre seu próprio desenvolvimento, empatia entre a pessoa de RH e a liderança, pois a relação de confiança é imprescindível para que possam atingir sucesso nos objetivos traçados, ter agenda fixa com líder para discussão dos temas de RH, transparência na relação com a equipe. É a parceria gestor e RH que dará a força necessária, junto a equipe, para as mudanças necessárias!


De um outro lado há variáveis que dificultam: desconfiança do líder sobre os objetivos de RH, falta de agenda para discutir os temas de RH, quando RH vira o vilão das mudanças e o gestor fica como vítima das decisões, quando não há espaço para discussão entre gestor e RH sobre seu próprio desenvolvimento e de sua equipe, quando o tema de desenvolvimento não é prioridade na agenda de negócios.


Poderia ficar listando uma série de prós e contras, mas no final a intenção é apenas provocar uma reflexão: você gestor está disponibilizando tempo para discutir com RH sobre seu desenvolvimento e sobre o de sua equipe? E você RH está provocando as mudanças necessárias para criar esse espaço, com gestores e funcionários, a fim de desenvolver as pessoas e aumentar os resultados da empresa? É de suma importância que cada um de nós assuma sua função com maturidade e confiança, seja ela de gestor ou não, para contribuir de alguma forma com a evolução das pessoas, dos líderes , das empresas e da sociedade.


De um outro lado há variáveis que dificultam: desconfiança do líder sobre os objetivos de RH, falta de agenda para discutir os temas de RH, quando RH vira o vilão das mudanças e o gestor fica como vítima das decisões, quando não há espaço para discussão entre gestor e RH sobre seu próprio desenvolvimento e de sua equipe, quando o tema de desenvolvimento não é prioridade na agenda de negócios. Poderia ficar listando uma série de prós e contras, mas no final a intenção é apenas provocar uma reflexão: você gestor está disponibilizando tempo para discutir com RH sobre seu desenvolvimento e sobre o de sua equipe? E você RH está provocando as mudanças necessárias para criar esse espaço, com gestores e funcionários, a fim de desenvolver as pessoas e aumentar os resultados da empresa? É de suma importância que cada um de nós assuma sua função com maturidade e confiança, seja ela de gestor ou não, para contribuir de alguma forma com a evolução das pessoas, dos líderes , das empresas e da sociedade.


Comments