Setores‎ > ‎Turismo‎ > ‎

Introdução

Turismo

Apesar de toda a sua beleza natural e seu enorme território diversificado, o Brasil não está entre os 30 países mais visitados no mundo. Uma das razões para a baixa demanda internacional podem ser as distâncias no Brasil. Além disso, questões como segurança, falta de infra-estrutura e trabalhos qualificados também podem contribuir para a baixa penetração do turismo no País.

Ultimamente, pode-se pensar que o Real forte tem sido um inibidor do turismo no Brasil. Ainda, mesmo com o baixo número de turistas internacionais no Brasil a avaliação do país é positiva: 92% dos turistas que vêm para o Brasil dizem que pretendem voltar (de acordo com a Embratur).

A situação do turismo no Brasil tem melhorado gradualmente. De 2002 até 2008, o fluxo de turistas para o Brasil aumentou 33,6%. No mesmo período, o crescimento do turismo internacional no mundo foi de 31%. O País tinha 4,8 milhões de visitantes em 2009, classificando como o quarto maior destino turístico das Américas e o principal destino na América do Sul.

A maior parte dos turistas estrangeiros em visita ao Brasil, no ano de 2008, vieram da América do Sul (41,0%) - Principalmente da Argentina e Chile. Os Europeus representaram 35,2%, vindos especialmente da Itália e da Alemanha, e os norte- americanos respondem por 15,2% do turismo internacional no Brasil.

Vejamos as principais regiões do Brasil em termos de turismo: Rio de Janeiro é o destino favorito do estrangeiro, enquanto a Bahia (sobre o custo do Nordeste) é o destino preferido para os turistas nacionais, especialmente durante Carnaval. São Paulo é o centro financeiro e empresarial e recebe a maioria das pessoas que vêm ao Brasil por motivos de negócios ou eventos comerciais. Entre os destinos mais populares estão também: Floresta amazônica, Pantanal na região Centro-Oeste, as capitais do país e Brasília, famosa por suas complexas e inovadoras arquiteturas.

O Brasil é classificado como 45º na área do turismo e em viagens em geral. Índice de competitividade entre os americanos e 5 países, atrás do Canadá, os EUA, Barbados e Costa Rica. Desde 2007, o país melhorou 14 posições, e as perspectivas são positivas, principalmente devido a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), que devem impulsionar o turismo. Os países mais competitivos em termos de turismo são a Suíça, Áustria e a Alemanha, segurando o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, por três anos seguidos.