Perguntas frequentes


P. Qual é o diferencial entre vocês e outras consultorias?

P. Qual modelo vocês usam em projetos de consultoria?

P. Como vocês cobram?

P. Quem presta os serviços?

P. Em quais industrias vocês se especializam?

P. Quem pode ser um consultor da SCAI Group?

P. Vocês podem nos ajudar a aumentar as vendas?

P. Para que serve gestão de risco?

P. Quero melhorar minha lucratividade. Vocês podem me ajudar?

P A SCAI Group pode ajudar no planejamento ou desenvolvimento de um projeto?

P. Qual é a vantagem de trabalhar com uma consultoria antes de aquisições/compras do fornecedor?


P.Qual é o diferencial entre vocês e outras consultorias?

  • Objetiva. A SCAI Group não revende, distribui ou representa serviços de terceiros. Nossa consultoria é  objetiva, cientifica, e se baseia em fatos, estudos, análises, e avaliações. Diferente de várias “consultorias” que na verdade querem vender um outro produto ou serviço ou fazer outro negócio, mas se chamam de consultoria para ter o fácil acesso.

  • Valor Agregado. Nosso foco é atender os objetivos pré-definidos em conjunto, que devem trazer valor agregado significativo para sua empresa e que devem ter medições para determinar o sucesso do projeto.  

  • Multidisciplinar. A equipe da SCAI Group é multidisciplinar incluindo, mas não se limitado  a psicólogos, engenheiros, economistas, especialistas em logística, segurança, advogados, administradores, software experts e contadores, diferente de muitas consultorias que envolvem somente um especialista em um nicho determinado. A metodologia SCAI Group nos permite encontrar soluções para seu negócio com qualidade e rapidez.

  • Sigilo. A SCAI Group dá grande valor a seus segredos de negócio e por isso protegemos sua informação em todo o processo do projeto de consultoria. Diferente de outras empresas que se limitam apenas a assinar um mero contrato de confidencialidade nós tomamos atitudes pró-ativas para manter a segurança de suas informações.

  • Simplicidade. A grande maioria de nossos projetos duram apenas de 3 á 6 meses. Diferente de varias empresas de “consultoria” que querem um casamento “grego”, que “não largam o oço”.

  • Responsabilidade e Qualidade. Na SCAI Group quem detém o relacionamento comercial é também responsável pela entrega dos serviços de consultoria, portanto não há “gaps” entre o que foi vendido e o que você vai receber de fato.

  • Flexível e Ágil. Alem do consultor que mantém o relacionamento comercial e também é responsável pela qualidade da entrega, temos uma equipe multidisciplinar provendo todo o suporte necessário, por meio de um processo simples, mas que mantém sigilo, antes, durante e depois do projeto, podemos nos adaptar a mudanças inesperadas durante o projeto com facilidade, diferente de empresas monolíticas que dependem de processos que podem demorar semanas ou meses para reagir a uma mudança no mercado.

  • Consultoria Executiva. Não somos aquela consultoria de entrega relatórios. Nossa equipe se integra a gestão da empresa e executa a estratégia concebida.
  • Um novo DNA. Focamos em resolver a causa e não os sintomas dos desafios de nossos clientes. Desta forma procuramos influenciar para a melhoria de eficiência duradoura e no processos de tomada de decisão.
  • Customizável. Infelizmente a maior parte das consultorias criaram produtora de "prateleira" para ganhar escala. Este não é o caso da SCAI Group. Nosso serviço é altamente customizado para as necessidades do cliente.

P. Qual modelo vocês usam em projetos de consultoria?


Modelos usados por consultores são uma ferramenta e não um objetivo por si só. Um projeto conduzido por um consultor medíocre não terá grandes chances de sucesso mesmo com o “melhor modelo do mundo”, se é que existe este modelo.


Por outro lado, um consultor inteligente, responsável, com bom senso, que sabe escutar, analisar, pesquisar, pedir ajuda e dizer “eu não sei”, mas principalmente com experiência tem grandes chances de sucesso com um modelo razoável.


A verdade é que o uso do modelo depende muito do contexto da empresa, seu histórico (Vocês já usam algum modelo de gestão? Ele esta atendendo as expectativas?), o departamento que está adquirindo serviços de consultoria. Como exemplo: departamento de vendas pode se beneficiar do modelo SPIN usado pela SCAI Group para aumentar vendas e lucratividade (Para quem não conhece este modelo é usado pela GE, Siemens, IBM, Microsoft, SAP, etc).


Outros modelos como CBM para otimização de processos, ISO 31.000 para riscos, vários modelos desenvolvidos pela própria SCAI Group. Tudo depende do contexto! Ou você não sabe o que aconteceu com TQM, Reengineering, JIT-I, JIT-II, entre muitos outros que foram moda e depois esquecidos.


Deve se ter atenção com consultores que idolatram um modelo específico. Talvez simplesmente não conheçam outros modelos, quem disse que este modelo específico é o melhor para vocês? Simplesmente porque funcionou em outra empresa? Você e esta outra empresa tem a mesma estratégia? A mesma qualidade de executivos e pessoal? Os mesmos processo já implantados?  


Na SCAI Group fizemos um estudo que entre outras parâmetros mediu a qualidade entre empresas de tecnologia que adotaram certificados de qualidade comparada com aquelas que não o fizeram. O resultado é que não achamos relação entre empresas certificadas com modelos de qualidades implantados e de fato a qualidade final dos produtos.


P.Como vocês cobram?

Bem, é claro que depende do serviço ou produto que vai ser adquirido.


Cada projeto de consultoria tem características muito específicas derivadas de necessidades particulares do cliente, portanto não se tem um “preço de tabela” como se pode encontrar no shopping center.


Alguns fatores são muito importante para nos ajudar no processo de precificação.

Projeto de consultoria


  • Objetivo
    Você tem que definir em conjunto com a SCAI Group claramente qual é o objetivo, de forma que este seja real e tangível.  

  • Valor
    Tem que estar claro o valor que estes projetos trazem para sua empresa, diretoria, departamento, etc.

  • Medição
    A pré-definição dos parâmetros pelos quais a SCAI Group será avaliada. Estes parâmetros são primordiais para definir o sucesso (ou não) do projeto.


Suporte - questões da área de especialidade da SCAI Group ou acesso aleatório ao consultor, como muitas vezes fazemos com advogados.


  • Horas de acesso
    a) Durante horários de trabalho b) Depois de horários de trabalho c) Incluindo fim de semana

  • Forma de acesso
    a) Email b) Celular c) Pessoalmente


Com estes parâmetros em mãos podemos em 24H precificar o projeto.


Outros produtos e serviços


  • Licenciamento de Propriedade Intelectual

  • Certificações de eficiência

  • Pesquisa e Desenvolvimento

  • Seminários e palestras

  • Treinamento e cursos

  • Artigos e Livros

P. Quem presta os serviços?

Um dos grandes diferencias da SCAI Group comparado com outras empresas de consultoria é relacionada a forma que nossos serviços são prestados.


Um dos grandes problemas em geral na compra de produtos ou serviços é o “gap” de expectativa entre o que o vendedor disse que vai ser entregue e o recebido de fato.


Na SCAI Group quem detém o relacionamento com o cliente é o consultor responsável pela entrega dos serviços.


O projeto de consultoria é geralmente feita por um consultor senior e sócio. São muito raros os casos que consultores juniores vão ter algum relacionamento com qualquer pessoa do cliente. Neste caso, será explicito e limitado em tempo, acesso a informações e pessoas. 

P. Em quais industrias vocês se especializam?

Nosso especialidade é em processos que existem em várias industrias como estruturação do departamento de crédito e contábil, otimizar processos de compras, vendas, logística e estoque; a gestão de risco, governança e compliance, entre outras. Esses processos existem de forma parcial ou completa em todas as industrias.


O fato é que uma empresa automobilística como exemplo, provavelmente não precisa de consultores nesta área. Ela procura dominar o conhecimento em setores que não são de sua especialidade. Aqui entra o consultor, com experiências em várias industrias.  

P. Quem pode ser um consultor da SCAI Group?

Você terá que atender aos requisitos de experiência de mercado, intelectuais, atender todas as normas do nosso código de ética e conduta e confidencialidade.


Em geral procuramos pessoas que são “experts”, que tem experiência de mercado comprovada na reestruturação de empresas e turn-arounds. 


Especialistas, Ph.d e professores de matérias avançadas na universidade tendem a ter características que buscamos para projetos específicos e são bem vindos a nos contatar.


A primeiro parte de nosso processo seletivo são exames que determinam a compatibilidade entre nossas necessidades e as habilidades do candidato.  

P. Vocês podem nós ajudar a aumentar as vendas?

Sim. Existe várias formas de ajudar, alguma delas são:


  • Filtragem de clientes “bons” e “ruins”

  • Melhorar o closing rate de seus vendedores

  • Otimização da precificação

  • Diminuir percepção de risco do clientes e/ou investidores

  • Padronizar processos de venda para conseguir escala e qualidade

  • Criar programas de parceria e canais

P. Para que serve gestão de risco?

Gestão de risco é uma ótima forma para que sua empresa lucre mais. Imagine se você soubesse dos problemas da empresa antes que eles acontecessem. Você poderia tomar atitudes preventivas para evitar que eles se manifestem ou pelo menos diminuir a consequência se vierem a acontecer.


Por mais que isso possa lhe parecer uma mágica é bem mais simples do que isso. Hoje em dia todos sabem que existe uma relação entre o fumo e o câncer de pulmão. Mais isso nem sempre foi conhecimento generalizado. Existem muitas coisas que não sabemos e vamos para especialistas para que nos ajudem a entender e prevenir.


Alguns exemplos de incidentes que podem acontecer nas melhores empresas.


Erros na contabilidade e risco de fiscalização, distribuição equivocada de crédito, erro na mercadoria enviada ao cliente, negligencia do fornecedor nos produtos enviados, atraso de projetos, precificação errada de produtos, equívocos no departamento de compras, roubo de bens ou vazamento de informação sigilosa, imagem negativa na mídia, falta de integridade na base de dados, lentidão de processos urgentes entre outros.


Se você não tem processos, protocolos e metodologias para atender a esses possíveis eventos, entre em contato conosco agora.

P. Quero melhorar minha lucratividade. Vocês podem me ajudar?

Sim. Sem dúvida. A lucratividade tem 3 pilares essenciais.


  • Eficiência nas vendas (receita)

  • Eficiência na operação (custo)

  • Eficiência na gestão de risco (Efeito da incerteza sobre receita e custo)


Para poder ajudar é importante entender o contexto da empresa, por exemplo:


  • O competidor é mais eficiente portanto consegue vender a um preço mais atrativo

  • Vendedores são novos e inexperientes

  • Os sócios investidores estão com medo e não querem aportar capital de giro para empresa


Cada cenário descrito nesses exemplos requerem atitudes totalmente diferentes do consultor. Em todos os casos o resultado é desgaste da lucratividade.


Entre em contato e vamos ajudar você a melhorar a sua lucratividade.


P. Quero aumentar minhas vendas ao governo, mas não quero me envolver em “maracutaias”. Como vocês podem me ajudar?

Ajudamos muitas empresas internacionais e nacionais a melhorar seus processos para competir melhor em licitações públicas e PPPs.


O primeiro princípio que vamos trabalhar é a onde e quando não concorrer. É isso mesmo. O segredo de vendas para o governo é aonde não vender. Isso porque o processo de vendas para o governo e extremamente mais caro e mais complexo do que vendas para o setor privado. Portanto, você terá que focar energia em menos clientes do que de costume no setor privado.


Em seguida vamos desenvolver e aplicar o conceito SCAI Organização do Futuro que vão aumentar significativamente suas chances de sair vitorioso de processos de venda com o governo com pura técnica e conhecimento, sem ter que apelar para lados obscuros.

P. A regulamentação está me criando dificuldades para competir. Vocês podem ajudar?

Tendemos a culpar o governo por muitas coisas. As vezes com razão e outras sem. Com um pouco de esforço podemos explicar aos políticos e técnicos a situação. A SCAI Group pode criar estudos sócio-econômico que podem motivar governos a tomar determinadas atitudes ou convencê-los a não tomá-las.


P. A SCAI Group pode ajudar no planejamento ou desenvolvimento de um projeto?


Sim. Elaboramos artefatos para soluções inovadoras, incluindo a análise econômica, financeira e estatísticas, a exemplo de um novo estádio, uma nova ponte ou mesmo uma solução de ERP, identificamos e apontamos meios de mitigação ou eliminação de seus inibidores, sejam eles riscos internos, operacionais ou externos como fraudes ou desafios de logística. Atendemos o mais amplo leque de requisitos desde diferenciais entre tecnologias e opções de implementação, requerimentos de qualidade da solução, da empresa e dos profissionais envolvidos, planos físico-financeiro, bem como a melhor forma de financiar o projeto.


P. Qual é a vantagem de trabalhar com uma consultoria antes de aquisições/compras do fornecedor?

O fornecedor executa um projeto já definido: as tecnologias, os procedimentos, os recursos humanos e seus preços segue um padrão único e muitas vezes inflexível, há um grande risco em não manter o objetivo almejado inicialmente, pois o mesmo focou significativamente em "vender" seu produto de “prateleira”.


Já a contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para atender projetos específicos à necessidade do Cliente, nesse sentido a SCAI Group possibilitará a criação de estudos e definição das "regras do jogo" para que você, Cliente, contratar os melhores fornecedores e com toda transparência, com a percepção clara entre qualidade, preço e tempo de execução, proporcionando vantagem competitiva.